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O que é e como funciona o marketing de conteúdo? – O passo a passo para sua empresa decolar na internet

Imagine que sua empresa pudesse atingir novos mercados, conquistar novos clientes e se consolidar como verdadeira referência em sua área. Imaginou? Pois saiba que isso é possível através do marketing digital. Além de um potente modelo de comunicação, o também conhecido como marketing 4.0, é a melhor maneira de alavancar suas vendas e fidelizar seus consumidores.

Antes de mais nada é importante lembrar que muitas empresas acreditam que uma campanha de marketing digital é igual a qualquer outra. Não é bem assim. Quer um exemplo? Você certamente se lembra de como os nossos pais e avós escolhiam seus produtos: através da propaganda em rádio, TV, jornais e revistas. Esse modelo ainda é importante, mas hoje a maioria dos consumidores passa mais tempo online do que na frente da televisão. Confira só alguns números:

Em média o brasileiro gasta mais de 9 horas por dia navegando na internet.

Cerca de 127 milhões de pessoas acessam a internet no Brasil. Algo em torno de 70% da população.

Já somo o quarto país com mais acesso à internet no mundo.

Não é pouca coisa.

O conhecido marketing 3.0, focado na satisfação do cliente (você já deve ter ouvido a frase “o cliente tem sempre razão”, criada neste período) está dando lugar ao marketing 4.0, ou marketing de conteúdo. Nesse modelo de propaganda o cliente não apenas tem razão, mas faz parte da própria criação de conteúdo, interagindo diretamente com as marcas.

Assim, empresas e consumidores estão cada vez mais próximos e dentro de uma sintonia cada dia melhor – tudo graças aos avanços da tecnologia da informação.

O marketing de conteúdo é fundamental para elevar o padrão de qualidade das empresas que buscam se destacar nos canais digitais. Se trata de uma ferramenta revolucionária, que trará resultados reais para o seu negócio.

Preparado para embarcar nessa jornada pelo maravilhoso mundo do marketing 4.0? Então acompanhe o texto:

o que é marketing de conteúdo

Afinal, o que é marketing de conteúdo?

Vamos imaginar a internet como uma gigantesca rede de troca de informações. Nesse ambiente, que coisa possui um valor exponencial?

Nos modelos anteriores de vendas acreditava-se que a exposição da marca seria o suficiente para atrair novos consumidores e mais resultados.

Quer um exemplo? Empresas como Ford, HP e Nestlé formaram seus impérios baseando-se quase que exclusivamente na exposição de propaganda.

Mas isso mudou.

Agora a internet popularizou o conceito de exposição. Hoje qualquer um pode ter um site, abrir um blog ou começar um canal de vídeos no Youtube. O que diferencia as empresas não é mais o nível de exposição, mas a qualidade da informação vinculada. Esse é o verdadeiro valor do marketing atual: o conteúdo.

Podemos dizer que o conteúdo é um conjunto de informações que irão atrair respeito e valor para sua marca. Quanto melhor for esse conteúdo, maior é a admiração que os seus clientes terão pelo seu trabalho. A isso chamamos de engajamento. O famoso boca-a-boca multiplicado pela potência dos likes, compartilhamentos e comentários.

Quer alguns exemplos de bom conteúdo ligado a uma marca?

A empresa de gestão de investimentos Verius disponibiliza um blog com diversos textos sobre o assunto. Além disso ela criou uma ferramenta digital que compara os fundos de investimentos. A ferramenta é tão boa que mesmo as empresas concorrentes usam o recurso como referência.

A marca de leite condensado Moça, da Nestlé, possui um site com diversas receitas criadas por chefs renomados. O consumidor pode aprender coisas novas, o que reforça a familiaridade com a marca.

No portfólio da BeMark você encontrará outros exemplos de marcas que combinam conteúdo de qualidade e inovação.

Você deve estar se perguntando:

Como minha empresa pode criar conteúdo e atrair valor perante seus clientes? Fique tranquilo. Há uma grande variedade de caminhos para isso. Vejamos alguns dos principais canais para o marketing de conteúdo:

Blogs

Os blogs são páginas digitais com textos, imagens, áudios e vídeos sobre um determinado tema. Você certamente já deve ter visitado algum. Eles podem atrair novos clientes em busca de mais informação sobre o seu produto ou serviço ao oferecer conteúdo leve, informativo e direto. Vejamos alguns exemplos:

● A empresa de artigos para casa Leroy Merlin possui um blog com dicas de decoração, jardinagem e conforto para seus clientes.
● A editora Companhia das Letras possui um blog dedicado aos escritores e principais lançamentos de livros.
● A marca de cadernos Tilibra possui um blog com dicas de organização, produtividade e home office.

Sites

Já os sites são páginas mais tradicionais, com funções objetivas como e-commerce, canais de SAC, pedidos de orçamento ou mesmo consultorias online. São ideais para empresas que precisam transmitir uma imagem mais sólida e séria ou que precisam de mais funções que não são possíveis num blog.

Um bom exemplo é o site do nosso cliente Contabily. Focados em contabilidade consultiva, o site oferece ao cliente toda a segurança e praticidade em poucos cliques. O visual é também mais limpo e objetivo, passando a ideia de seriedade que a marca necessita.

Vídeos

Os vídeos estão em alta. A grande vantagem desse formato é a sua versatilidade. É possível integrar os conteúdos em vídeo tanto em sites como em blogs.

Outra forma de criar conteúdo relevante nesse formato é com a criação de canais no Youtube com o nome associado ao da sua marca. Já imaginou ter o seu próprio canal com uma programação feita sob medida para o seu cliente? Diversas empresas já usam esse formato. Confere só:

● A Coca-Cola possui um canal com conteúdo especial com dicas de atividades físicas e músicas.
● A empresa de consultoria para empreendedores Endeavor é famosa por seu canal com vídeos sobre negócios e tecnologia.
● A marca de alimentos Perdigão utiliza seu canal no Youtube para ensinar receitas e dar dicas de alimentação saudável.
● O nosso cliente Fideli Odontologia possui um canal sobre cuidados com a saúde bucal.

Redes Sociais

As redes sociais são canais de grande fluxo de acesso e com inúmeras possibilidades para a expansão de sua marca. No Brasil, além do Facebook, o Twitter e o LinkedIn são os canais mais usados.

O Twitter é perfeito para textos curtos e pode servir como um ótimo canal para que seus clientes compartilhem ideias ou solicitem atendimento.

Já o LinkedIn é uma rede corporativa mais formal, focada em negócios e contatos profissionais – perfeita para fazer parcerias B2B ou mesmo recrutar novos talentos.

Fotos

O conteúdo em formato de imagens ainda é o mais popular, rápido e direto da internet. Redes sociais como o Facebook possuem mecanismos que destacam o melhor conteúdo em imagem. Já no Instagram as fotos são o foco principal.

O importante é investir nesse formato com muita qualidade, especialmente empresas que vendem produtos variados. A nova tendência do mercado é de lojas integradas às redes sociais. Ou seja, o cliente vê uma foto no Instagram, gosta, clica sobre ela e pode finalizar ali mesmo a compra.

Você encontrará diversos exemplos de marketing de conteúdo focado em imagem em nosso portfólio.

marketing de conteúdo e estratégia

Estratégia de marketing personalizada

Blogs, redes sociais, canais de vídeos, sites… são muitas opções! Por onde começar? Relaxa! Estamos aqui para lhe orientar.

Nós da BeMark não acreditamos em modelo pronto. Cada empresa possui um público-alvo específico e cada planejamento de marketing é criado de acordo com as necessidades do seu negócio. Se sua empresa é única, o seu planejamento de marketing também deve ser, certo?

O primeiro passo é entender o estilo de sua empresa. O que a torna única? O seu negócio é mais arrojado e dinâmico ou mais conservador e clássico? O seu produto é ideal para as redes sociais ou depende de uma apresentação mais sólida e detalhada?

Tendo todas essas questões em mente criamos um plano inicial que determinará a melhor estratégia para a sua marca se destacar no ambiente online. Um planejamento estratégico diferenciado contará sempre com uma análise de mercado assertiva, delimitando o melhor caminho para que o seu negócio se torne digital sem perder sua identidade.

Para isso é preciso investir em design de qualidade, e modéstia à parte, somos especialistas nesse assunto.

marketing de conteúdo

Layout: combinando design e funcionalidade

Seja um site, blog ou e-commerce; não importa. A internet é feita de imagem. Um bom apelo visual aliado a uma boa experiência para o usuário agregam ainda mais valor ao seu negócio.

O layout de um site ou blog interfere diretamente na forma como seus clientes irão interagir com sua empresa. Nele estarão elementos como e-commerce (loja virtual), contatos, página de dúvidas frequentes (as famosas FAQs), links para redes sociais, portais para pedidos de orçamentos e muitas outras finalidades.

Ou seja, o layout do seu site deve ser uma versão otimizada de seu negócio para o público digital.

Na BeMark trabalhamos com rigoroso padrão de qualidade. Todos os sites desenvolvidos respeitam as seguintes regras:

● Beleza e simplicidade: a internet é um ambiente onde as informações transitam de modo rápido. Portanto, nada de elementos desnecessários em seu site. O bom layout combina o prazer estético (cores, formas, sons) com a usabilidade intuitiva.
● Rapidez e fluidez: um site comercial precisa carregar rapidamente e fluir sem gargalos. Isso atua de modo positivo na forma como seus clientes terão acesso aos seus produtos e serviços. Com mais rapidez seus clientes podem comprar com mais eficiência.
● Originalidade e praticidade: um site precisa ter cara própria. Nada é mais valorizado na internet do que a autenticidade. Além disso é preciso que todo o layout seja funcional e atenda às necessidades do cliente.

Se sua empresa precisar de um visual mais moderno e conceitual, um blog com conteúdo atualizado poderá atrair novos clientes em busca de valor.

Agora, se o seu negócio demanda uma página mais tradicional e sólida, um bom site institucional atrairá ainda mais respeito e seriedade para o seu empreendimento.

o que é SEO

SEO – dominando o sistema de buscas do Google

O SEO deve ser uma das principais preocupações na hora de criar um site ou blog empresarial. A sigla que significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) representa uma série de práticas que ajudam o seu cliente a encontrar a sua empresa no mar de informações da internet.

Sem um bom SEO o encontro entre cliente e empresa não acontece. Quanto mais ajustado o seu site estiver dentro das regras de ranqueamento, mais destaque o seu nome terá quando um cliente buscar por palavras-chaves relacionadas ao seu serviço na internet.

Um exemplo: um cliente precisa saber mais informações sobre alimentação natural. Ao digitar no Google termos como “alimentação vegetariana” ou “comida saudável” ele receberá uma dezena de resultados. Cada um desses resultados atendem a descrição do que o usuário busca. E é aqui que o SEO pode colocar a sua empresa na página de destaque do Google, atingindo assim milhares de pessoas todos os dias.

Você deve estar se perguntando:
Como eu vou criar um bom SEO para a minha empresa?

Deixa que dessa parte a gente cuida. Nossa equipe de criadores está habilitada a desenvolver o melhor conteúdo para o seu site, sem descuidar da originalidade e sem violar as regras do Google.

A melhor forma de elevar o SEO de seu site é através da criação de conteúdos relevantes e direcionados a um público específico. Ou seja, o usuário busca sites de valor e quanto mais útil e qualificado o seu conteúdo for, maior será a projeção de sua empresa na internet.

Um outro quesito importante para o bom ranqueamento nos sistemas de busca do Google é a otimização de imagens. Além da boa qualidade, as imagens do seu site precisam ser redimensionadas para que as páginas carreguem rapidamente. Elas precisam ainda ter descrição especial para usuários com limitações visuais.

Outro fator importante é a otimização para navegação mobile. Com essa funcionalidade o usuário poderá acessar o seu canal quer ele esteja no computador ou através do celular.

marketing de conteúdo bemark

Hospedagem e domínio

A hospedagem de um site influencia diretamente na maneira como ele é acessado pelos usuários. É fundamental que o seu site esteja hospedado num  servidor confiável, evitando problemas de invasões que podem colocar em risco a sua privacidade e a de seus clientes.

Além disso uma hospedagem confiável representa mais estabilidade. O seu site poderá receber grande fluxo de acessos sem se preocupar com problemas de instabilidade. Isso é especialmente necessário em épocas de grandes vendas, como o final de ano. Já imaginou uma loja virtual fora do ar nas vésperas do natal? Sem uma hospedagem eficiente isso pode acontecer.

Já o domínio representa o seu endereço na web. Quanto mais personalizado, fácil de lembrar e coerente com a sua marca, melhor. Uma boa configuração de domínio facilita o acesso dos seus clientes até a sua página.

Uma funcionalidade pouco conhecida é a do subdomínio. Em termos práticos, o subdomínio é a parte que fica à esquerda do domínio principal. Um exemplo: se o site de sua empresa é “www.minhaempresa.com.br”, o subdomínio seria a sequência “www” – geralmente a mais usada.

É possível usar uma grande variedade de subdomínios, criando uma identidade ainda mais personalizada para o seu site, como por exemplo: “blog.minhaempresa.com.br” ou “eventos.minhaempresa.com.br”.

Você poderá saber mais sobre o que é domínio e subdomínio neste post.

marketing de conteúdo back-end

Estruturação de Back-end

O Back-end é a parte interna de seu site. É nele que ficam os mecanismos de segurança, integrações com plataformas de e-commerce, banco de dados, modelagem e outros serviços. O objetivo final do Back-end é sempre a satisfação do usuário através de um bom funcionamento do site.

A BeMark oferece os melhores especialistas na área, capazes de desenvolver a melhor solução de acordo com o objetivo do seu site. Com um planejamento de Back-end robusto, seu site será reconhecido pela fluidez e funcionalidade, tudo isso sem abrir mão do design e da segurança dos dados.

marketing de conteúdo e-mail

E-mail personalizado

Um erro comum a muitas empresas é a utilização de e-mails não profissionais, com o domínio como “@gmail” ou “@hotmail”. O fato é que empresas com um e-mail profissional conquistam muito mais respeito do público.

Sua empresa poderá contar com e-mails personalizados dentro de variados modelos. Veja os exemplos:

vendas@suaempresa.com.br
suporte@suaempresa.com.br
contato@suaempresa.com.br

As possibilidades são infinitas. A grande vantagem desse modelo de gerenciamento de e-mail é que sua empresa passa a receber cada tipo de demanda dentro de um setor determinado.

Assim é possível direcionar as vendas, suporte, contato, reclamações e outros assuntos para e-mails personalizados, agilizando a triagem e evitando sobrecargas na sua caixa de mensagens. Menos tempo separando e-mails e mais agilidade na sua rotina de atendimentos.

marketing de conteúdo e o e-commerce

E-commerce e vendas online

Se a sua empresa ainda não possui um e-commerce tenho más notícias. Você está perdendo dinheiro.

Só em 2019 as vendas pela internet cresceram mais de 12% no Brasil em relação ao ano passado. A estimativa é que o público consumidor online dobre até o ano de 2021.

As vendas pela internet, além de mais cômodas para o seu cliente, são um excelente veículo para apresentar sua empresa para novos mercados. Para isso é essencial um detalhado cadastro de produtos, com fotos de alta qualidade, textos objetivos e vídeos explicativos. Tudo isso integrado com o seu e-commerce, dentro das mais avançadas linguagens de programação.

Um bom e-commerce deve oferecer ao cliente a sensação real de segurança. Deve possuir ainda um check-out intuitivo, integrado com os principais meios de pagamento – tanto para cartões de crédito como boleto bancário, transferências e até pagamentos digitais.

Pode ficar sossegado, a BeMark é referência na criação de sites de vendas dentro dos mais altos padrões de segurança.

Outra dica essencial é integrar o seu e-commerce com as diferentes redes sociais. Hoje já é possível anunciar produtos dentro de canais como Facebook, Instagram e Twitter. Desta forma o processo de decisão de compra se torna mais rápido. O cliente se apaixona pelo produto e pode comprá-lo na hora, sem ter que acessar vários sites e links para isso.

 branding

Branding – a alma da sua marca

A BeMark também é focada na criação de Branding – um modelo de gestão de imagem que ajuda sua empresa a se consolidar dentro do mercado digital.

O Branding parece algo complicado, mas na prática nada mais é que a construção da percepção da sua marca junto ao público. Quer um exemplo?

● Percebemos a Apple como sinônimo de sofisticação e inovação.
● Percebemos a Rolex como sinônimo de exclusividade e tradição.
● Percebemos a Bic como sinônimo de praticidade e eficiência.

Cada uma dessas marcas possui um branding ativo, focado em transformar clientes em divulgadores naturais de seus produtos. O planejamento de Branding da BeMark é criado seguindo três passos essenciais:

Delimitar o público-alvo: o seu cliente ideal deverá ser o centro do seu Branding. É pensando em resolver as dores do público-alvo que sua marca irá obter ainda mais respeito e solidez.

Escolher o estilo: sua empresa possui características únicas e elas devem ser realçadas para que o seu branding seja autêntico. A diferenciação determina o tom como o Branding será criado – arrojado, conservador, criativo, clássico etc.

Medir o impacto: é preciso sempre ouvir o que o cliente tem a dizer. O Branding de efeito não exclui o cliente, mas o atrai para fazer parte da marca.

Resumindo

Imagino que você tenha percebido que há um mundo de descobertas para sua empresa através do marketing digital. A criação de um site empresarial representa um importante passo para o fortalecimento de sua marca, mas fazer isso sem a ajuda de um especialista pode ser perigoso.

Desta forma, a BeMark apresenta-se como um canal de soluções, com uma estratégia sólida e longa experiência na arte de comunicar através das redes digitais.

Seu negócio passa a competir de igual para igual com os principais nomes do cenário atual sempre com o apoio de nossa equipe de especialistas. Tudo isso de modo transparente, objetivo e simples. Aqui não tem letrinhas miúdas nem enrolação: nosso desafio é manter sempre o alto padrão de qualidade para que você e sua empresa estejam sempre no topo.

Nós da BeMark gostaríamos de participar da sua jornada. Somos bem mais que uma agência, somos um laboratório de ideias a serviço do seu negócio.

E você, está preparado para a revolução digital? Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas.