SOBRE O PROJETO

A Verdi Natural é uma marca de cosméticos naturais, com foco em bebês e crianças. Fundada por duas amigas de Brusque, a promessa da marca é entregar produtos naturais de verdade, que além de não serem prejudiciais, ainda proporcionam inúmeros benefícios. E nós, aqui da Bemark, acompanhamos de pertinho o nascimento dessa marca linda, e nesse post vamos mostrar pra vocês, como tem sido pra gente trabalhar com ela.

👉 em 2019

Criação da Identidade Visual

Para a criação da Identidade Visual, usamos uma paleta de cores em tons de verde, e uma fonte mais divertida, afinal, estamos criando uma marca de produtos naturais para crianças. O trevo de quatro folhas, que é símbolo da marca tem um significado todo especial. Que ele é associado a sorte nós já sabemos, mas você sabia que ele tem outros significados? Cada folha do trevo representa uma coisa: fé, amor, esperança e claro, sorte. Há ainda o significado do número quatro, que é a representação de um ciclo completo, como as 4 estações do ano, as 4 fases da lua e até mesmo os 4 elementos da natureza. Então assim, temos uma marca que representa o ciclo natural da vida. Olha só como ficou a identidade visual:

identidade visual verdi
logo verdi

Criação dos rótulos de produtos

Desenvolvemos os rótulos para os 5 sabonetes da Verdi: 2 sabonetes líquidos e 3 sabonetes em barra. Os sabonetes líquidos são para bebês e crianças, então buscamos um conceito mais infantil, usando elementos mais coloridos e “fofinhos”. Os sabonetes em barra são pensados para toda a família, então trabalhamos com elementos naturais e rústicos, como folhas e uma fonte mais orgânica também.

sabonetes líquidos
sabonetes em barra

Geração de conteúdo para redes sociais

Hoje nós sabemos que só falar de produtos e venda não é suficiente quando você quer construir um relacionamento com o seu público-alvo e fidelizar clientes. É preciso postar um conteúdo relevante, algo que realmente será útil para os seus seguidores. E foi isso o que nós fizemos na Verdi.

Antes mesmo do site ser planejado, nós abastecemos as redes sociais da marca com assuntos de interesse do público-alvo, e assim conseguimos construir um audiência que além de curtir, se envolve com o conteúdo postado.

Outro dado interessante sobre redes sociais, é que vídeos dão mais resultado do que postagens com fotos. Então, obviamente nós caprichamos na produção de vídeos, confira abaixo alguns deles:

redes sociais
postagem
instagram verdi

Vídeo receita de sabonete natural artesanal

Aqui envolvemos toda a família no job, para ensinar a preparar o seu próprio sabonete.

Vídeo processo de confecção das ecobags

A ecobag personalizada Verdi também é um produto que está a venda no site. Então, porque não mostrar para o público como ela foi produzida?

Vídeo de apresentação: quem é a Verdi?

Conforme o público da Verdi foi crescendo, nós sentimos a necessidade de produzir um conteúdo mais informativo, mostrando as pessoas que existem por trás da marca. Assim nós conseguimos humanizar a Verdi, e trazê-la para ainda mais perto das pessoas.

👉 Em 2020

Implementação de e-commerce

O desenvolvimento e implementação da loja Verdi foi feito em alguns passos. Primeiro foi feito um estudo e levantamento de quais plataformas poderiam melhor atender a marca, levando em conta funcionalidades e tempo de entrega do projeto. A plataforma escolhida for a Tray, por sua grande versatilidade e riqueza de funções disponíveis para o cliente. Assim como a maior possibilidade de diversidade no layout.

Após essa decisão, foi criado um wireframe da estrutura da loja e o site começou a ser desenvolvido. O processo levou em torno de duas semanas, com alterações sendo feitas no código para melhor atender as necessidades do cliente. Todo o cadastro de produtos foi feito pela agência, assim como a melhoria de SEO e estruturação visual dos produtos e banners.

Uma vez que o layout foi aprovado e finalizado, passamos para a fase de testes, onde as funcionalidades como compra e frete foram testadas para possíveis erros e dificuldades na hora de finalizar um pedido. Todos esses testes realizados e possíveis falhas corrigidas, o site estava pronto para ir ao ar.

Veja como ficou o site da Verdi Natural clicando nesse link.

Estratégia de lançamento de e-commerce

Além da base de conteúdo, construída ao longo de quase um ano, planejamos uma ação mais específica para o lançamento oficial do site. Selecionamos influenciadoras digitais de Brusque e também de outras cidades que representam o público-alvo da marca e enviamos kits com os produtos. Esse tipo de ação costuma gerar resultados muito bons, afinal, hoje quando o seu produto é recomendado por alguém, ele é mais bem aceito.

Vídeo de lançamento do e-commerce

O vídeo de lançamento dos sabonetes foi liberado junto com a abertura do site. Nossa equipe escreveu o roteiro, capturou as imagens e também o áudio para narração, fez a edição, motion graphics e a finalização do vídeo. Todas as cenas foram filmadas com as mamães fundadoras da Verdi e os seus filhos, tudo para a deixar a marca cada vez mais pessoal.

Fotos de produtos para e-commerce e redes sociais

Existe uma grande diferença entre fotos para e-commerce e fotos para redes sociais. As fotos para e-commerce geralmente são feitas em fundo branco, com uma iluminação bem linear e foco total no produto. Isso porque quando uma pessoa compra pela internet, quanto mais informações ela encontrar, maiores são as chances de ela finalizar a compra. Então é importante que a foto mostre bem o seu produto, e se possível, é bom fotografar o produto em diversos ângulos, e também junto com algum outro objeto, para fazer uma comparação de escala.

Já as fotos para redes sociais nos deixam com mais liberdade para criar composições diferentes. Cenários, cores, conceitos, tudo para chamar atenção para o seu post no feed do usuário.

e-commerce verdi
sabonete e-commerce
fotos e-commerce
sabonete natural
sabonete líquido
fotos redes sociais

Display de produtos

Além da venda online, a Verdi também está marcando presença nas lojas físicas de Brusque e região. Para destacar os sabonetes Verdi na gôndola, criamos um display de produtos, produzido em acrílico. A nossa equipe desenvolveu todo o conceito do display, desde o planejamento da quantidade de produtos a ser exibida, para definir as medidas de cada peça, até a escolha da paleta de cores, design, e na última parte do processo, a criação da faca para impressão e produção.

produtos verdi
display de produtos
display verdi

Folder de produtos e flyer de substâncias nocivas

O folder de produtos é um material bastante informativo, para ser deixado nas lojas físicas e também para ser enviado nas caixinhas dos pedidos do e-commerce. O objetivo desse material é apresentar a Verdi de uma forma mais detalhada, falando um pouco sobre cada sabonete, sua composição, benefícios e indicações de uso ideais.

O flyer de substâncias nocivas é uma material mais simples, só uma folha pequena com impressão frente e verso, com o objetivo de listar algumas das substâncias mais nocivas presentes nos cosméticos convencionais. Esse material também é enviado na caixinha dos pedidos do e-commerce, e funciona como um guia para as pessoas que desejam aos poucos, mudar o estilo de vida, consumindo produtos naturais de verdade.

folder dentro mockup
folder produtos
flyer substâncias

Ebook para captação de leads

Marketing para e-commerce é algo muito dinâmico, todo dia é preciso se reinventar e encontrar maneiras de alcançar mais pessoas, e claro, fidelizar aquelas que já conhecem a marca. Uma boa estratégia para quem está começando, como a Verdi, é a criação de um ebook com conteúdo relevante. Esse ebook é hospedado em um link, e para o usuário ter acesso ao conteúdo ele precisa se inscrever com um endereço de email, e com essas inscrições a marca vai criando um banco de dados, que pode ser usado futuramente em outras estratégias.

ebook natural

Ação dia do meio ambiente

Como falamos no tópico anterior, e-commerce é dinâmico. Então, criamos mais uma ação para alcance e fidelização do público, relacionada com a data do Dia Mundial do Meio Ambiente: durante um período de tempo limitado, todas as compras do site receberão um pacotinho com sementes de abóbora moranga. Esse tipo de ação gera resultados positivos, como aumento da conversão e reforço dos valores institucionais da marca.

sementinhas

Ação de frete fixo

Outra estratégia para o e-commerce da Verdi foi a criação do frete fixo para regiões específicas. O frete fixo é aplicado em produtos selecionados, e a promoção tem um prazo de validade para encerrar. Estratégias envolvendo o frete são bastante assertivas, pois os valores de frete muitas vezes são um dos maiores vilões das vendas online. Então quando conseguimos realizar ações desse tipo, as conversões aumentam.

Super conteúdo e anúncios de conversão

Super conteúdo

O termo super conteúdo é relativamente novo, mas com certeza você já ouviu falar em produção de conteúdo. Nessa era de influenciadores digitais esse termo se popularizou bastante, e acredite quando falamos que produzir conteúdo não é uma tarefa simples.

Produzir conteúdo é basicamente o que o próprio termo sugere, a criação de conteúdo original, criado por você. Seja para redes sociais, blogs, sites, e-commerce, a produção de conteúdo de relevância é essencial para construir uma marca e criar um relacionamento com o cliente.

Claro que existem diferenças na forma de produzir esse conteúdo, dependendo da plataforma onde o conteúdo será exibido. No Instagram por exemplo, nós recebemos o conteúdo através de fotos, stories, reels e IGTV. No Youtube esse conteúdo chega na forma de vídeos, geralmente mais longos, e nos sites o conteúdo é gerado na forma de textos.

E esses textos que você lê em sites e blogs, são muitas vezes chamados de super conteúdos. Mas por que esse nome? Você já foi ler um texto em algum site, e foi rolando pra baixo, rolando pra baixo, e parecia que o texto nunca mais ia terminar? Se você já passou por isso, você já teve contato com um super conteúdo.

Esse tipo de texto é caracterizado por ser grande, mas acima de tudo relevante e completo, com informações que de fato vão auxiliar o usuário a encontrar o que procura.

Não adianta nada criar um texto enorme, mas que não comunique nada de fato. E é ideal que esse texto tenha uma CTA (call to action), direcionando o leitor/usuário para a conversão, seja ela uma venda, um comentário, ou um clique no site.

E como funciona esse super conteúdo?

Em geral, não existe um tamanho ideal para esse texto, digamos apenas “que quanto maior, melhor” 😅 Mas não tem necessidade de escrever um texto gigantesco logo de cara, até porque o ideal é você ir alimentando esse texto com informações novas.

Basicamente é o que a gente está fazendo nesse texto que você está lendo. Esse tópico de super conteúdo foi adicionado alguns meses depois do restante do texto (até porque quando a gente começou a escrever esse post, nem pensávamos em fazer esse job).

E essa é a ideia principal, atualizar sempre o mesmo conteúdo, para não gerar páginas demais, com conteúdos que não são relevantes o suficiente, e acabar dividindo a autoridade do seu site, com outras páginas que você mesmo criou.

E recentemente criamos um super conteúdo para a Verdi Natural, com a headline “6 dicas para o seu bebê dormir a noite inteira (a 5ª vai te surpreender!) + Dicas Bônus”. E como deu pra perceber, o título do anúncio é bastante chamativo, justamente porque precisamos que as pessoas cliquem nele.

E é claro, no final desse texto, nós temos uma CTA, com links diretos para as páginas de produto, ou seja, nós ensinamos o usuário alguma coisa, e agora, estamos direcionando ele para colocar em prático o que ele acabou de “aprender”.

Se você quiser ler esse texto que criamos para a Verdi Natural, é só clicar nesse link 😉

super conteúdo verdi bemark

Anúncios de conversão

E como toda venda é resultado de um trabalho integrado, esse super conteúdo trabalhou junto com anúncios de conversão, criados para Facebook e Instagram.

Para a criação dos anúncios, usamos a estratégia de Copy, que é uma estrutura de texto usada para atrair e reter a atenção do cliente/usuário, usando gatilhos mentais como: escassez, urgência, autoridade, prova social e tantos outros.

O objetivo desses anúncios com copy é fazer o usuário parar de rolar o feed, e se concentrar em ler o seu anúncio, por isso é importante uma headline bem trabalhada, porque é a partir dela que o usuário vai clicar no seu anúncio, e consequentemente ler o seu texto ou comprar o seu produto.

Essa estratégia de super conteúdo + anúncios de conversão usando copy, colocou o Kit Lavanda Relaxante do Sono (que foi o produto anunciado) na posição de 3º produto mais vendido do site. O primeiro produto mais vendido ainda é o Kit AME Laurinha, que faz parte de uma campanha de cunho social.

anúncios copy verdi bemark

Criação de embalagem para novos produtos

A Verdi Natural vem crescendo exponencialmente desde que começamos a trabalhar com a marca, e para atender esse crescimento, mais dois produtos foram lançados no site: o Spray Baby Room Mist e o Hidratante Relaxante.

E quando o cliente fala em produto novo, a gente já fica super animado para criar as embalagens, e com a Verdi não seria diferente. Então olha só como foi o nosso processo de criação de embalagem para esses dois produtos:

Para o Baby Room Mist, nós criamos um layout predominantemente roxo, uma vez que o principal ingrediente do spray é a lavanda. Já para o hidratante, usamos algumas das cores institucionais da marca.

Mas em ambos os produtos a nossa preocupação foi uma só: seguir o padrão da identidade visual e criar uma embalagem que se destacasse das demais marcas disponíveis no mercado.

O resultado foram duas embalagens lindas, que comunicam com clareza o que é o produto e seus componentes, e que também estão dentro das conformidades exigidas pela ANVISA.

embalagem verdi bemark
hidratante verdi bemark
spray verdi bemark
embalagem spray

👉 Em 2021

Protetor Solar Verdi

Um dos produtos mais recentes da marca é o Protetor Solar. E um produto novo, é um novo job para a nossa equipe.

Criamos desde a embalagem do protetor solar, até os mais diversos materiais para o lançamento do produto no e-commerce.

– Embalagem

A embalagem segue a identidade visual da marca, usando a combinação de ilustração + fonte divertida. Mas, como trata-se de um produto mais usado no verão, criamos um rótulo com uma vibe bem praia.

embalagem protetor solar verdi bemark

– Flyer

O flyer vai junto na caixinha quando o usuário compra o produto no site. Esse material tem o objetivo de explicar o diferencial do protetor, já que ele é um protetor solar físico.

flyer verdi bemark

– Postagens

As postagens para redes sociais foram criadas na mesma vibe praia da embalagem. Nessa série de posts que criamos para o lançamento do produto, nós vamos explicando detalhadamente todos os diferenciais e benefícios do protetor.

Então, gostou do nosso trabalho? Ficou interessado? Sua empresa precisa de algo assim também? É só entrar em contato que ficaremos felizes em ajudar! Chame a gente no Whatsapp, ou mande um email. Quer ver mais trabalhos desenvolvidos pela nossa equipe? É só clicar nesse link.

Data
2020
Cliente
Verdi Natural