A criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. Ser criativo é “pensar fora da caixa”, e pensar de forma diferente. O ser humano é criativo em diversas formas e áreas. O publicitário, respira e inspira criatividade o tempo todo.
Ele transforma uma folha em branco em um lindo outdoor, uma câmera parada em suas mãos produz uma bela foto, e uma campanha pensada do zero é capaz de solucionar muitos problemas. A criatividade demanda ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas e nunca imitando o que já foi feito milhares de vezes.
Inconscientemente, para se chegar aos resultados, a mente passa por um processo criativo, o processo de criar e, “de repente”, aquela ideia inovadora surge! Como a principal ferramenta do publicitário é a sua mente, vamos te mostrar como é incrível as coisas que acontecem por lá.
Primeiro, é captado o problema, fazendo as perguntas certas no briefing com o cliente. Depois, é hora de abastecer-se com informações de todos os tipos por meio de pesquisas. E então, é preciso desligar-se brevemente do problema, incubando o pensamento, pois o cérebro funciona melhor quando está mais relaxado e não sendo usado 100{b060658df395c64358c82b7af7661857f241c71d0da347dd6566f8a5c4570a66}.
Logo após, é necessário voltar ao processo e discutir a ideia. Os brainstorms, ou seja, reuniões criativas com a equipe são a melhor opção nesta hora, pois é comunicando e trocando ideias que as melhores soluções surgem. E, quando você menos espera, sua mente te acerta com aquela ideia que você precisava!
Então qual é o segredo para ser criativo? É possível dizer que o grande segredo para obter ótimas ideias é simplesmente a busca e troca de informações, algo que já é intrínseco de nós, publicitários!