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Consultoria de Marketing: O que é, como funciona e como ela pode ajudar sua empresa

Durante muito tempo as empresas consideraram o marketing como um departamento remoto, muito longe da rotina do negócio. Marketing e vendas eram duas coisas separadas, muitas vezes até conflituosas. A comunicação com o cliente deveria ser feita sempre de modo “isolado”, mantendo certa distância entre o que a empresa é e o que os clientes buscam consumir. 

Isso mudou. 

Hoje vivemos a era do marketing 4.0, um modelo de comunicação inteiramente focado na participação e integração entre clientes e marcas. No lugar de distâncias, pontes. No lugar de projetos burocráticos, ações efetivas e resultados concretos. 

Não há mais espaço para estratégias erradas nem perda de tempo. Sua empresa precisa garantir que seus valores estão sendo compartilhados com os clientes de maneira clara e objetiva. Sem um planejamento efetivo o seu negócio perderá tempo e dinheiro. 

É aí que entra a consultoria comunicativa da Bemark. 

Um projeto de marketing estrutural único, desenvolvido por profissionais experientes visando potencializar o poder de alcance de sua empresa. Sem fórmulas mágicas, nem reuniões intermináveis. Tudo simples, prático e com resultados mensuráveis.  

Consultoria de Marketing: O que é, como funciona e como ela pode ajudar sua empresa

O que é a consultoria de marketing? 

A consultoria de marketing é uma série de ações que buscam facilitar o encontro entre o cliente e a sua empresa. Ela funciona como um diagnóstico completo do estilo do seu negócio, qualidades do seu produto ou serviço e necessidades do seu cliente. 

Cada consultoria é criada para avaliar sua empresa de modo prático. Você passa a contar com uma equipe de especialistas focados em resultados, que submeterão o seu negócio a diversas análises. 

Na BeMark desenvolvemos as consultorias dentro de três passos:

Análise geral

Neste momento iremos compreender como sua empresa funciona, seus objetivos, diferenciais, mercado de atuação e qual tipo de mensagem ela precisa passar ao público consumidor. 

Esta é a hora para você compartilhar suas ideias, sugerir campanhas e listar suas referências. É importante saber que a sua empresa é parte da sua personalidade e deverá refletir o seu jeito de ser. 

Diagnóstico de problemas

Num segundo momento é preciso avaliar em quais pontos a empresa está com falhas de comunicação. Essa é uma análise detalhada, que determinará todo o planejamento futuro da marca. São avaliados todos os canais da empresa: comunicação interna, mailing, redes sociais, mídias impressas, branding e demais setores. 

Plano de ações

O passo seguinte é estabelecer um planejamento completo de modificações, visando sempre que a sua empresa entre em sintonia com o cliente. Nesta fase são avaliadas não apenas as questões internas, mas também o cenário externo. O comportamento do cliente, as variações do mercado e tendências do setor são alguns dos dados fundamentais para um planejamento eficiente. 

Ao contrário do que se pensa, o plano de ações não é um documento fixo. Ele pode e deve ser modificado ao longo do projeto. 

Consultoria de Marketing: O que é, como funciona e como ela pode ajudar sua empresa

Como funciona a consultoria de marketing?

Depois de uma análise inicial, o cliente avalia se as mudanças sugeridas estão de acordo com sua visão de mercado. Estando tudo certo, é hora de colocar o projeto em prática.

O grande diferencial da consultoria de marketing da BeMark é que o nosso foco é na ação. Preferimos sempre executar mudanças reais, capazes de impactar positivamente nas vendas de sua empresa. Afinal, um planejamento de marketing só faz sentido se for eficiente, certo? 

Na BeMark não trabalhamos com nenhum modelo pré-fabricado de marketing. O motivo? Cada empresa é diferente, com clientes diferentes, realidades e objetivos diferentes. Desta forma é mais coerente conceber planos híbridos, capazes de se adaptar ao seu negócio e às necessidades dos clientes. 

O nosso trabalho é realizado sempre em sinergia com as ideias da sua empresa. Assim, a consultoria de marketing é muito vantajosa para os seguintes campos:

Gestão de marketing digital

Boa parte da imagem de sua empresa é criada virtualmente. É através dos canais digitais que os clientes podem interagir com sua marca, conhecendo novos produtos, fazendo sugestões, críticas ou até mesmo participando do processo criativo. 

A assessoria de marketing da BeMark concede especial atenção aos meios digitais. Redes sociais, sites, blogs e landpages – cada modelo é criado de acordo com as necessidades do seu negócio. Não criamos propaganda, criamos conteúdo de valor. 

Branding 

O Branding é a criação de uma marca capaz de transmitir ao cliente os reais valores de sua empresa. Bem mais do que uma logomarca, o Branding ajuda a vender experiências através das cores, design e mensagens associadas ao seu negócio. 

Esse é um planejamento multisetorial, ou seja, envolve diferentes conceitos em busca de um produto final coerente. Dentro do Branding analisamos desde a padronização das redes sociais, sites e blogs, até a criação de panfletos, portfólios, catálogos e demais mídias impressas. 

Gestão de recursos 

Outro ponto importante da assessoria de marketing é o bom uso dos recursos da empresa. Todos sabemos que em tempos de crise os orçamentos para marketing ficam menores. 

A grande vantagem de ter a BeMark como parceira é a certeza de que o seu investimento será bem direcionado. Cuidamos de todos os orçamentos pessoalmente, para garantir que sua empresa invista de modo assertivo. Assim você economiza recursos e potencializa suas ações. 

Consultoria de Marketing: O que é, como funciona e como ela pode ajudar sua empresa

Como a consultoria de marketing pode ajudar o seu negócio?

Vimos até aqui como a consultoria de marketing funciona, seus principais modelos e objetivos. Mas você deve estar se perguntando: de que maneira isso pode contribuir para a minha empresa?

Tudo depende do objetivo que sua empresa tem em relação ao marketing. Embora pareça que todo plano de marketing tem por objetivo vender um produto ou serviço, nem sempre essa é a prioridade. 

Existem empresas que utilizam a consultoria de marketing para desenvolver projetos sociais, firmar-se no mercado sustentável ou até mesmo para criar uma ponte com outras empresas – o chamado marketing B2B (Business to Business). 

Veja a seguir algumas ideias de como a consultoria pode mudar para melhor a sua empresa:

Expansão de mercado 

Com a internet não existem mais barreiras comerciais definitivas. Hoje é possível vender o seu produto para qualquer parte do mundo. Quando falamos de mercado nacional, o e-commerce brasileiro cresceu cerca de 12% em 2019. Quase 75% dos consumidores brasileiros prefere comprar pela internet. Isso tudo mostra que para atingir boas vendas as empresas terão que investir em lojas virtuais. 

Nesse momento é que o marketing se mostra o grande diferencial. Como bem sabemos, as vendas online dependem ativamente da confiança do cliente na marca – e essa confiança é desenvolvida através de um plano de marketing sólido. 

Talvez o maior erro das empresas que começam seus negócios virtuais seja o foco exclusivo nas plataformas de venda, descuidando do marketing. Sem ele a marca não obtém a visibilidade necessária e acaba sendo engolida pela concorrência. 

Consolidação da marca

Se a sua empresa já possui uma marca conhecida, eis a hora de transforma-la num conceito ainda mais poderoso. A assessoria de marketing é crucial para empresas em busca de novos valores (rebranding) ou que precisam reforçar sua presença dentro de um mercado cada vez mais competitivo. 

A consolidação da marca pode ser feita de diferentes formas: criação de sites institucionais, desenvolvimento de marketing de conteúdo, elaboração de mailing, newsletter, redes sociais ou até mesmo com criação de catálogos e mídias impressas. Para isso é feito um estudo de mercado para compreender melhor em qual nicho sua empresa será inserida. 

Apresentação de novos produtos 

Nada atrai mais clientes do que a novidade. Os consumidores valorizam as empresas que apresentam sempre novos produtos e serviços. Mas é importante destacar que num mercado altamente competitivo, produtos que não possuem um bom planejamento de marketing acabam sendo esquecidos. 

Quando o assunto é lançamento de produtos a BeMark é especialista. Desenvolvemos todo um cronograma de marketing que vai das postagens de engajamento espontâneo até as campanhas pagas de longo alcance. O plano de lançamento avalia ainda a reação do consumidor e sugere ao gestor possíveis modificações na ideia – tudo para que sua empresa esteja sempre em destaque e seja vista de maneira positiva pelos consumidores. 

Consultoria de Marketing: O que é, como funciona e como ela pode ajudar sua empresa

O que é o marketing participativo?

Você certamente já ouviu falar de termos como “coworking”, “colab” ou “coliving”. Na era da informação está cada vez mais em voga a ideia de realizar ações em conjunto. O “co” da equação pode ser visto como “colaborar”. 

Com o marketing não é diferente. A principal mudança é que na assessoria de marketing da BeMark avaliamos também o que o seu cliente tem a dizer. 

Se antes as campanhas eram criadas em salas fechadas sem a participação do cliente ou mesmo da empresa, agora o processo é totalmente participativo. Veja a equação abaixo:

 

Sua empresa > Valores > Produtos > Necessidade do Cliente > Planejamento de Marketing. 

 

A sequência de ações evolui sempre tendo em mente um modelo cíclico de criação:

 

Planejamento de Marketing > Cliente > Produtos > Valores da Empresa > Empresa.

 

Ou seja, o marketing atinge o cliente, que consome os produtos, que representam os valores da empresa, dando retorno ao negócio, que investe novamente em marketing. O ciclo não para e é aprimorado a cada etapa. Isso garante maior qualidade na comunicação e mais proximidade com o seu consumidor. 

Resumindo

A assessoria de marketing é uma ferramenta poderosa para que sua empresa conquiste seu lugar dentro de um mercado cada vez mais competitivo. Através dela podemos compreender quais são os problemas de comunicação de seu negócio, seus pontos fortes e principais estratégias para ampliar seu raio de alcance. 

O grande diferencial da BeMark é sua experiência e versatilidade. Nosso modelo é feito sob medida para a sua empresa, garantindo sempre o melhor caminho entre a sua ideia e o consumidor final. Colecionamos dezenas de casos de sucesso (confira em nosso portfólio) e buscamos diariamente vencer nossos desafios e atingir novas metas. 

Que tal transformar sua empresa hoje mesmo? Fale com um de nossos especialistas e turbine o marketing de sua empresa.