Se você é dono de uma empresa, precisa estar antenado com tudo o que acontece no mercado e não é de hoje que o e-commerce é essencial, principalmente nos momentos de isolamento que estamos vivendo.
Um e-commerce, ou “comércio eletrônico” na tradução para o português, é a compra e venda de produtos por meio da internet.
Em um e-commerce é possível vender qualquer coisa: desde produtos eletrônicos, roupas e alimentos até cosméticos, artigos esportivos e acessórios de sex shop, por exemplo.
A pandemia do coronavírus tem nos mostrado o quanto a internet é importante. Muitas e muitas empresas acabaram tendo que fechar suas portas por não terem adaptado sua estratégia de vendas para o digital.
É por isso que, neste artigo, vamos te falar, em primeiro lugar, como funciona um e-commerce, em segundo lugar, qual a sua importância de um e-commerce, em terceiro lugar, quais as vantagens que ele oferece e em quarto lugar, o que você precisa para montar o seu e muito mais.
Ficou interessado? Então siga a leitura!
Como funciona um e-commerce?
Conforme mencionamos na introdução do artigo, um e-commerce é a compra e venda de produtos por meio da internet, logo, o consumidor compra através de uma plataforma digital que pode ser acessada de diversos dispositivos como smartphone, computador ou tablet.
Entretanto, se para o consumidor é tão fácil e prático, para o dono do e-commerce o processo é um pouco mais complexo e envolve mais etapas.
Inicia-se na montagem do e-commerce, onde é preciso fazer fotos e vídeos dos produtos juntamente com as descrições e especificações de cada item.
Além disso, é preciso fazer parcerias com fornecedores e transportadoras que farão a parte da logística da loja on-line.
Mas, não adianta ter os melhores produtos do mundo se ninguém conhecê-los, não é mesmo? Por isso, uma parte importantíssima são as estratégias de marketing para o e-commerce.
Relacionado: Consultoria de marketing: o que é, como funciona e como ela pode ajudar sua empresa
Também não podemos esquecer do atendimento ao cliente e do relacionamento pós-venda.
Quando um cliente faz um pedido, existe ainda a taxa de frete que vai variar de acordo com a sua região.
Qual a finalidade de um e-commerce?
A principal finalidade de um e-commerce é permitir que as vendas sejam feitas de maneira prática, rápida e eficiente. Além disso, com um e-commerce é possível ampliar os canais de venda, atingir novos consumidores, vender a qualquer momento do dia e tornar o seu negócio digital, sem a necessidade de vendedores presenciais.
Se considerarmos o ponto de vista do consumidor, comprar pela internet é muito mais simples – diretamente do conforto da sua casa ou de qualquer lugar do mundo com acesso à internet é possível comprar qualquer produto que você quiser.
Um levantamento da Webshoppers em 2020, revelou que o e-commerce no Brasil cresceu 47% no primeiro semestre do ano, a maior alta registrada nos últimos 20 anos.
Já o Mercado Livre divulgou uma pesquisa mostrando que, em 2020, de cada 10 compradores digitais, 2 compraram pela primeira vez, 1 manteve a sua compra e 6 deles aumentaram suas compras on-line.
Números que surpreendem, não é?
Qual a importância do e-commerce para as empresas de hoje?
Hoje, não é exagero dizer que dá pra comprar ou vender qualquer produto ou serviço na internet. É possível realizar a assinatura de um serviço para assistir a filmes e séries como a Netflix, fazer consultas on-line com um psicólogo e até mesmo comprar itens perecíveis do supermercado, tudo pela internet.
Segundo dados do índice MCC-ENET, as vendas do e-commerce brasileiro em dezembro de 2020 foram:
- 41,9% para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (muito provavelmente por conta do home office e da educação à distância);
- 26,2% para móveis e eletrodomésticos;
- 11,5% para tecidos, vestuário e calçados;
- 7,1% para outros artigos de uso pessoal e doméstico;
- 7,5% para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;
- 3,4% para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
- 2,4% para livros, jornais, revistas e papelaria;
Isso quer dizer que as vendas on-line são importantes para os mais variados segmentos do mercado. Fornecedores, atacadistas, varejistas, prestadores de serviço e etc: todos podem se beneficiar com um e-commerce.
Aqui vale citar a fala de Bill Gates:
“Se o seu negócio não está na internet, ele não existe.”
Quais as vantagens de um e-commerce?
Vamos listar aqui alguns benefícios de você investir na construção de um e-commerce para sua marca:
– Possibilidade de venda a qualquer momento do dia: os clientes poderão acessar sua loja e fazer compras quando bem entenderem;
– Facilidade na divulgação dos produtos/serviços: você pode divulgar o link dos seus produtos nas redes sociais ou WhatsApp, por exemplo.
– Inexistência de limite geográfico: suas vendas poderão se estender a vários locais (com acesso à internet, é claro).
– Disponibilização de maiores informações sobre o produto: é possível incluir informações do seu produto como modelo, cor, tamanho, marca, peso e entre outras.
O que é preciso para ter um e-commerce?
Além de estar com o planejamento financeiro em dia, existem algumas etapas técnicas que você precisa encarar para montar um e-commerce além de determinar quais serão os produtos e/ou serviços que você irá vender.
1 – Defina sua persona
Essa etapa inicial será benéfica para o seu negócio como um todo. Uma persona é um personagem fictício criado a partir de dados e pesquisas reais que representa o seu cliente ideal.
2 – Adquira um domínio
O domínio será o endereço para a sua loja. Por exemplo: lojadamaria.com.br.
Existem alguns sites onde você pode fazer a compra de um domínio e um deles é o registro.br. Lá você pode conferir se o domínio que você deseja está disponível e seguir os passos para fazer a assinatura.
3 – Escolha a plataforma para e-commerce
Aqui é onde você vai criar a sua loja virtual. Trouxemos algumas sugestões de plataformas para você conferir:
- Boxloja
- Loja Integrada
- VTex
- Nuvemshop
- Tray: nossa indicação para você. Uma plataforma que é totalmente customizável e que facilita os processos. Utilizamos aqui na BeMark para desenvolver o e-commerce dos nossos clientes.
4 – Planeje a organização e design da sua loja
Defina qual será o tema do seu site, crie uma logo, decida quais serão as cores da identidade visual e crie os conteúdos necessários para as páginas.
Dica: destaque as suas formas de pagamento e crie alguns banners com as promoções.
5 – Escolha o servidor
Um servidor é basicamente um computador desenvolvido para armazenar, processar e carregar os dados do seu e-commerce e sistema.
É possível escolher um servidor compartilhado ou dedicado, mas recomendamos que você opte por um servidor dedicado.
6 – Atraia tráfego
É fundamental investir em um planejamento de marketing digital para seu e-commerce. Algumas ações principais para atrair tráfego ao seu site são os anúncios pagos, o marketing de conteúdo e o SEO (Search Engine Optimization).
E-commerce do zero é com a BeMark
Você deve estar imaginando que executar sozinho tudo o que falamos até agora não deve ser fácil, né? E não é fácil mesmo. Por isso é importante contar com uma equipe capacitada e que entende do assunto.
Nós somos um modelo de agência onde todos participam de forma integrada, têm suas ideias respeitadas e contribuem na descoberta de novos modos de divulgação.
Temos como foco comunicação e marketing, englobando o design estratégico de marcas e identidade visual, desenvolvimento de materiais gráficos, marketing digital e até mesmo fotografia de produtos.
Podemos te ajudar
Podemos te ajudar a criar o seu e-commerce do zero, auxiliando em tudo o que falamos neste artigo e ainda mais:
- Alinhamento completo com você;
- Implementação da plataforma Tray;
- Criação do design da loja com foco na experiência do usuário;
- Cadastro dos produtos;
- Estruturação de SEO;
- Definição das formas de pagamento (gateways);
- Integração de plataformas de cálculos de frete;
E claro, ensinamos o cliente a usar a plataforma e fazer os ajustes básicos e necessários. Porque a intenção não é deixar o cliente amarrado na gente, nós trabalhamos de forma conjunta, firmando uma coparticipação com o seu negócio.
Alguns clientes já estão se beneficiando do nosso método de trabalho:
- Dicco e Barbershop: https://loja.dicoloreprofissional.com.br/
- Verdi Natural: https://www.verdinatural.com.br/
- Dianneli Cama e Banho: https://www.dianneliloja.com.br/
A nossa missão é estar sempre a par das novas tecnologias e ideias para, de forma honesta e criativa, encontrar a solução certa para nossos parceiros.
Vamos tirar esse projeto do papel? É só entrar em contato que ficaremos felizes em ajudar! Chame a gente no Whatsapp ou mande um e-mail. Quer ver mais trabalhos desenvolvidos pela nossa equipe? É só clicar nesse link.