As redes sociais estão aí para todos os tipos de público. Elas estão aí para quem quiser opinar, ou para aqueles que preferem ficar só de expectador. E o mais importante (pelo menos pra nós), elas estão aí como plataforma de mídia.
Quando a sua empresa entra em uma rede social, é preciso ter em mente que, postagens sem objetivo algum não geram resultados e muito menos criam um relacionamento com o cliente. Hoje existem milhões de pessoas nas redes sociais disputando espaço, assim como muitas marcas também.

Vamos ver os números:
– O Facebook tem 1.28 bilhões de usuários ativos;
– 50 milhões de páginas de marcas e personalidades no Facebook;
– O Instagram tem 200 milhões de usuários ativos e cerca de 20 milhões de fotos compartilhadas;
– A cada minuto, o Youtube ganha 100 horas de novos vídeos.
Entre as redes mais utilizadas pelos brasileiros, o Facebook está primeiro lugar com 83{b060658df395c64358c82b7af7661857f241c71d0da347dd6566f8a5c4570a66}, o Whatsapp com 58{b060658df395c64358c82b7af7661857f241c71d0da347dd6566f8a5c4570a66}, o Youtube com 17{b060658df395c64358c82b7af7661857f241c71d0da347dd6566f8a5c4570a66} e o Instagram com 12{b060658df395c64358c82b7af7661857f241c71d0da347dd6566f8a5c4570a66}.
Diante desses números impressionantes, surge o questionamento, como minha marca pode se destacar nesse aglomerado de informação? E a resposta é simples: conteúdo. Mas, apesar de parecer fácil, gerar conteúdo nas redes sociais é uma tarefa que envolve muita dedicação e pesquisa.
Regra #01
A regra mais importante das redes sociais: nunca fale apenas de si mesmo. Gerar conteúdo não é postar fotos dos seus produtos todos os dias.
É preciso ser relevante para se destacar, ou seja, é preciso gerar conteúdo de qualidade. Afinal, 80{b060658df395c64358c82b7af7661857f241c71d0da347dd6566f8a5c4570a66} dos brasileiros procuram na internet antes de comprar um produto. Essa é sua chance de influenciar essa pessoa, na exata hora em que ela está buscando pelo seu produto.
Regra #02
Pra ter interação, você também precisa interagir, responda aos comentários dos seus seguidores, mesmo que eles não estejam fazendo uma pergunta.
Incentive a participação com postagens que chamem para a ação, mas lembre-se de evitar discussões nos comentários, saiba gerenciar uma crise, excluir um post ou bloquear um usuário pode não ser a maneira correta de lidar com a situação.
Regra #03
As suas redes sociais precisam ser complementares e não exclusivas. Faça conteúdo específico para cada plataforma, mas mantenha a sua identidade, assim os usuários irão te reconhecer em todas as mídias em que você estiver. Mas tenha cuidado para não tornar-se repetitivo.
Regra #04
Os seus clientes também são influenciadores e formadores de opinião, então você precisa muni-los de informação de qualidade, conteúdo relevante. Quando o usuário compartilha o seu post, significa que ele gostou do que viu, que achou aquilo interessante, consequentemente outras pessoas virão por meio dele.
Regra #05
O seu público nem sempre é você, deixe de lado os seus gostos pessoais e pense no que o seu cliente gostaria de ver, o que é importante pra ele.
Regra #06
Busque conteúdo no cenário atual, tem tanta coisa acontecendo no mundo, provavelmente muita coisa vai ser relevante para o seu cliente.
Aqui na BeMark nós temos uma equipe de profissionais capacitados e criativos, prontos para mergulhar no meio digital e gerar os melhores conteúdos que a sua marca precisa, para ter engajamento e fazer a diferença no dia a dia do seu público.