Blog

A Importância da Comunicação Interna

A importância da comunicação interna é imensurável. Uma pesquisa divulgada pela corporação Rockfeller, de Pittsburgh, afirma que 68{b060658df395c64358c82b7af7661857f241c71d0da347dd6566f8a5c4570a66} dos clientes que deixam uma empresa o fazem por conta da indiferença com que são tratados.

Por melhores que sejam as máquinas e softwares, nada pode substituir o capital humano, e é por isso que é tão importante falar da comunicação interna.

a importância da comunicação interna

O objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores informados sobre as ações, missão, visão e valores, além da estratégia de atuação no mercado e tudo o que for considerado relevante. Tendo em vista o alinhamento da equipe de trabalho e, além de tudo, o engajamento de todos na busca por resultados.

Para haver sucesso na comunicação é necessário que a alta cúpula da organização também esteja disposta a ouvir seus colaboradores e a manter um diálogo aberto, possibilitando o feedback constante.

Mas por que a Comunicação Interna é tão importante?

comunicação interna

1º- Em primeiro, porque os colaboradores são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos eles estarão. A comunicação amplia a visão do colaborador, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. O funcionário, sabendo o que seu trabalho representa, o desempenhará com mais eficiência.

2º- Em segundo, os colaboradores são os “melhores porta-vozes”. Sua opinião vale muito para quem está de fora. Ele é o maior propagandista. Funcionários descontentes, mal informados, geram prejuízos imensos porque podem expressar, com mais autenticidade, os valores positivos ou negativos da cultura organizacional. Fica fácil acreditar no que eles dizem porque, afinal, eles estão lá. Investir na comunicação interna é investir no clima e em marketing também.

3º- Em terceiro, porque toda organização está inserida num mercado altamente competitivo. Com a globalização e a disseminação de novas tecnologias. A Comunicação Interna tem uma função importante, no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação, capacitando os funcionários para os desafios.

Comunicar é mais que informar, é atrair, é envolver e uma boa comunicação interna depende de todos nós!