A Tecelagem Valle (Valletex) começou como toda empresa: com muito esforço e dedicação. Atuando no ramo têxtil desde 1986, sua crescente história de sucesso teve início na garagem de casa. Fundada pelo Sr. Euclides Raimundo, a pequena produção contava com apenas dois teares e a mão de obra dos filhos.
Trinta anos depois, a empresa conquistou espaço no mercado nacional e Mercosul. Instalada em um prédio amplo com 3.200 m², produz toalhas felpudas para bordar, lisas, estampadas e bordadas, bem como toda linha infantil e panos de copa.
Quando se tornou cliente da BeMark, em 2016, o objetivo do cliente era de somente reformular a identidade visual. Mas, depois de um ano de parceria e muitos jobs executados, conseguimos perceber o resultado desse trabalho conjunto em todos os níveis da empresa.
1º A Identidade Visual
O nosso trabalho começou com a criação da identidade visual, que precisava transparecer o crescimento e desenvolvimento da empresa. Após a reunião e elaboração do briefing, buscamos referências em grandes cases de sucesso do ramo, observamos toalhas, analisamos os seus movimentos, texturas, cores e trabalhamos até obter o resultado esperado.
2º Slogan
Junto com a identidade visual desenvolvemos o novo slogan da empresa: Toalhas que Envolvem. O objetivo era transmitir o carinho e o cuidado que a equipe Valletex tem ao produzir suas toalhas, desde a pesquisa de tendências até a embalagem final. E também evidenciar claro, a qualidade do produto. Toalhas que envolvem remete ao toque da toalha na pele, o conforto e a maciez do produto.
3º Facebook
O desafio seguinte era criar e gerenciar conteúdo para o Facebook da empresa, que até então, não utilizava as redes sociais como canal de comunicação com o cliente. Nessa etapa, a pesquisa é fundamental. Existe também a fase de testes, onde selecionamos diversos conteúdos relevantes para o público e geramos postagens em cima deles. Neste caso, os resultados foram muito acima do esperado. Afinal, no primeiro mês de gerenciamento da rede tivemos um alcance e interações surpreendentes. Na análise de dados, observamos que o público da Valletex Toalhas é mais velho, e se interessa por artesanato. A partir dessa informação, criamos o primeiro post sobre crochê, já que muitas pessoas usam os produtos para suas criações. O resultado? 3,3 mil reações, 900 compartilhamentos e 72 comentários.
Depois desses números mais do que positivos, além de mostrar os produtos, sempre buscamos postar materiais relacionados a esse tema. Uma das últimas postagens, sobre a nova coleção de toalhas, até o momento teve 438 reações, 18 compartilhamentos e 4 comentários.
Os comentários são sempre muito positivos, com elogios e perguntando onde é possível comprar as toalhas. Veja uma seleção dos posts que geraram mais interação:
4º Embalagens
Para a nova linha de toalhas 2017/2018, também criamos as embalagens: cintas, caixa para presente e encartes. Buscamos um conceito mais clean, com cores suaves e fontes manuscritas.
As cintas são um tipo de embalagem diferenciada, pois além de não “esconder” o produto ainda permitem que o consumidor sinta a textura da toalha.
A caixa de presente foi produzida em material de qualidade, resistente, e tem a frente em acrílico, formando uma vitrine para mostrar o produto.
O encarte funciona como uma grande etiqueta, que vai junto com a embalagem plástica.
5º Produção de fotos
Para o novo catálogo da Valletex o cliente optou por contratar uma produção fotográfica e fazer algo mais elaborado, dando um visual mais moderno para esse material, também acompanhando a evolução da empresa. Após o conceito elaborado, criamos cenários diferenciados para destacar e valorizar ainda mais as toalhas. O começo dessa produção foi na agência, procurando referências na internet, afinal nossos trabalhos são reflexo de toda bagagem que acumulamos. Criamos moodboards, compartilhamos ideias, fizemos brainstorms até partir para a etapa de produção. As sessões aconteceram em dois dias, e o resultado foi maravilhoso. Além de fotos para o catálogo, produzimos fotos para os demais materiais.
6º Catálogo
Todo o know how que absorvemos nesse um ano de parceria resultou em um catálogo diferenciado, moderno e que superou a expectativa do nosso cliente, e dos clientes da própria Valletex. Buscamos um conceito mais clean para harmonizar com as novas fotos e facilitar o entendimento.
Priorizamos o essencial, com as informações de produtos descrita de maneira clara e simples. Cada linha de toalhas ganhou dois tipos de fotos: uma conceito, em um cenário, para ilustrar possíveis composições e formas de uso. E outra apenas para mostrar todas as opções de cores.
7º Site
O toque final foi a criação de um novo site. Seguindo o conceito minimalista estabelecido no começo do nosso trabalho, procuramos atualizá-lo dentro das últimas tendências do mercado, sem perder o espírito delicado e tradicional.
O objetivo foi traduzir a conversa entre cada elemento da Valletex, da embalagem ao catálogo, para que tudo ficasse de forma harmoniosa e completa, também no digital.
O site criado é responsivo, ou seja, adequado para todas as plataformas que os usuários utilizam hoje, e atende todos os requisitos necessários para que ele esteja pronto para desafios futuros. O resultado foi um site clean, que transmite todas as informações de forma clara e objetiva, além de ser uma vitrine fiel para os produtos da marca.